quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A ajuda alimentar internacional dos EUA: política externa, interesses econômicos e assistência humanitária

A RPPI (Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais), vinculada ao Mestrado em Gestão Pública e Cooperação Internacional da UFPB publicou o artigo "A ajuda alimentar internacional dos EUA: política externa, interesses econômicos e assistência humanitária", escrito em co-autoria pelo prof. Thiago Lima e Atos Dias, egresso do curso de RI. 

O artigo resulta de agenda de pesquisa que vincula o Instituto Nacional para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-INEU) e o Grupo de Pesquisa sobre Fome e Relações Internacionais (FomeRI).

Confira o resumo: 
Em 2014 o programa de ajuda alimentar dos EUA completou 60 anos. O presente artigo examina diversas dimensões da experiência sexagenária que evidenciam o caráter político, econômico e humanitário dos alimentos. O artigo se inicia com uma breve revisão histórica da política de ajuda alimentar estadunidense e posteriormente aborda o debate sobre aquela política no século XXI, destacando o esforço reformista dos presidentes Bush e Obama. Por fim, examinam-se os limites das demandas presidenciais a partir da lógica do ‘triângulo de ferro’, que vincula empresários, ONG e legisladores.

Acesse o artigo aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário