segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Clipping FomeRI (7/dez/14 a 13/dez/14)

Nesta série de posts selecionaremos links importantes de reportagens, artigos científicos ou textos de blogs sobre o assuntos relacionados a fome, a segurança alimentar e nutricional, e as Relações Internacionais.


Relatório Panorama of Food and Nutritional Security in Latin America and the Caribbean 2014. Fonte: FAO, 2014. 

BRASIL

  • Esta semana o Portal Brasil registrou um pronunciamento da Ministra do Desenvolvimento Social e Combate à fome, Tereza Campello. Trata-se de um pronunciamento sobre os resultados do país no combate a fome e pobreza. Porém, chama a atenção outros trecho de seu pronuncimento, como quando revela que a conquista foi resultado do aumento da produção de alimentos para a população e pelo aumento da renda dos mais pobres. Vide reportagem completa aqui.
  • Esta semana a FAO publicou um relatório regional sobre segurança alimentar na América Latina. A imprensa brasileira destacou sobre a proximidade de alcance da meta e os feitos do Brasil. Vide reportagens do EXAME, do R7 e do Reuters-Brasil
  • O Brasil está presente no concurso “Thought For Food” (TFF), que tem por objetivo premiar ideias que garantam a segurança alimentar mundial nas próximas décadas. A equipe é formada por 5 graduandos da USP que trabalham com o melhoramento genético da soja. Vide mais detalhes aqui.


INTERNACIONAL
  • Continuando a tratar do tema da fome no Reino Unido (citado no clipping passado), esclarecemos que o assunto surgiu com a publicação de um estudo feito por uma equipe do parlamento inglês que analisava a situação da insegurança alimentar.
  • Ainda na América Latina, temos o retrato da Guatemala divulgado pela FAO: com 2,2 milhões de em estado de insegurança alimentar.
  • A crise separatista ucraniana causa consequências para os habitantes e enfermos nos hospitais, a falta de alimentos já gera mortes, como identificado aqui.
  • E o problema dos refugiados sírios está exigindo um esforço global para alimentar mais de 1,7 milhões de pessoas. O World Foor Program (WFP) estimou que é necessário mais e 64 milhões de dólares para isso, entretanto a ajuda foi reduzida, e infelizmente, a situação tende a se tornar mais crítica com a falta da assistência alimentar. Veja mais informações no NY Times, Washington Post e no The Guardian.
  • Outro importante relatório foi divulgado esta semana, e seu título já evidencia a defesa da igualdade de gênero e importância de ações do tipo no combate à insegurança alimentar: Report “When Women Flourish... We can End Hunger” e mais sobre o assunto aqui.
  • Houve nesta semana um encontro de dez países da América do Sul, em Brasília, para tratar do projeto de integração das cadeias produtivas da região, criando uma cadeia integrada insumo-produto de setores como alimentos, produtos químicos, plástico e indústria automotiva. A iniciativa aprofundaria a integração regional e atrairia investimentos para a região, contribuindo com o desenvolvimento dos 10 países do projeto. Veja mais informações na reportagem do ICTSD.


    Nenhum comentário :

    Postar um comentário