segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Estrangeirização de terras: um questionamento à cooperação na ordem econômica internacional contemporânea?

A Monções: Revista de Relações Internacionais publicou artigo "Estrangeirização de terras: um questionamento à cooperação na ordem econômica internacional contemporânea?", dos professores Thiago Lima (UFPB) e Alexandre Leite (UEPB). 


O artigo integra o dossiê "Economia Política Internacional de Norte a Sul: desafios para a agenda global em um contexto de crises e instabilidade". Confira o resumo:

"A ordem econômica internacional contemporânea é dependente da confiança dos atores em sempre encontrarem fornecedores dispostos a venderem produtos indispensáveis ao abastecimento dos países no mercado internacional. Nas últimas décadas, porém, muitos Estados e corporações têm buscado controlar terras de países estrangeiros, com o fito de comandar decisões de produção e comercialização, evitando assim eventuais problemas de suprimento decorrentes de choques no mercado internacional. Esta é uma das muitas faces do fenômeno denominado de estrangeirização de terras. O objetivo do artigo é apresentar o fenômeno e discutir algumas de suas peculiaridades tendo como eixo a questão da confiança/desconfiança nas Relações Internacionais."

Acesse o artigo aqui.

O artigo é resultado parcial da pesquisa de pós-doutorado do prof. Thiago Lima, em andamento na UFPE e com apoio da CAPES.




Nenhum comentário :

Postar um comentário