domingo, 23 de novembro de 2014

Clipping FomeRI (16/nov/14 a 22/nov/14)



Nesta série de posts selecionaremos links importantes de reportagens, artigos científicos ou textos de blogs sobre o assuntos relacionados a fome, a segurança alimentar e nutricional, e as Relações Internacionais.



No Brasil
  • Na semana de comemoração do Dia Nacional de Consciência Negra, um relatório, publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), deixou em evidencia que a insegurança alimentar é observada em 41,1% da população em quilombos. Para mais informações, veja reportagem da Band ou o relatório do MDS
  • Ocorreu nesta semana a II Conferência Internacional sobre Nutrição. No Brasil o destaque maior foi sobre a mobilização dos líderes de 170 países e pela atuação do brasileiro José Graziano da Silva, veja reportagem completa aqui
  • O Site das Nações Unidas destacou sua fala de encerramento sobre o recomeço de uma agenda internacional para a erradicação da fome da malnutrição (que engloba desde o estágio de insegurança alimentar, a fome oculta e a obesidade). Veja reportagem completa aqui
  • Já o jornal O Estado de São Paulo destacou a fala do Papa Francisco na Conferência, tratando sobre a prioridade do lucro no atual sistema internacional. Para mais, clique aqui.
  • Em artigo publicado na Carta Capital, Rui Daher compara a agricultura brasileira e estadunidense, tratando do tema da agricultura familiar no estágio tecnológico de ambos os sistemas. 
  • Ainda sobre agricultura, esta nota do CEPEA afirma que o agronegócio do Brasil terá um lucro menor, mas o que na verdade chama a atenção são os números: o Brasil aumentou sua participação no comércio internacional em algo em torno de 230% desde 2000.
  • As oscilações nos preços advêm das oscilações de safra, determinadas por fatores naturais. Esta reportagem explica as mudanças climáticas na América Latina e algumas provisões, como a de que o sul do Brasil ficará mais seco e o nordeste mais chuvoso. Essas bruscas variações provocam problemas para a agricultura e consequentemente o mercado e a insegurança alimentar mundial. O destaque dessa reportagem está também no alerta feito ao consumo de água não só na alimentação, mas nos bens de consumo em geral. 
  • Já na linha mais política da fome, o embaixador do Brasil na Ucrânia nos relembra do chamado Holomodor russo, e o uso político dos alimentos.
Internacional





Nenhum comentário :

Postar um comentário